Projeto: Exposição Museu do Medronho

Desafio: O museu do medronho é um espaço com uma área moderada que conjuga, para além da exposição, uma destilaria, loja e zona de provas. Insere-se numa herdade com plantação de medronho e pretende conduzir o visitante numa viagem desde a plantação do fruto ao seu consumo. 

O espaço expositivo, sendo o núcleo de todas as zonas referidas, não apenas pelo conteúdo do mesmo mas também pela sua localização na planta do edifício, exigiu a integração de um conceito expositivo que revelasse esse núcleo temático em torno do medronho e dos elementos a este associados.
Assim, com base no desenho topográfico do montado defeniu-se uma linha orgânica construtiva do percurso expositivo. Esta representação do montado foi conseguida, não apenas em planta, mas também em alçado, com a representação, através de diferentes cotas, do desenho da paisagem característica da região. A luz natural, definida pela estrutura arquitetónica, veio complementar este objetivo, ajudando a recriar este espaço natural de forma conceptual.

© 2020 Imarte. Criado por IMARTE, multimedia.